Dança Livre

Dança Livre

A Dança Livre é uma aula que explora as diferentes possibilidades de movimentos a partir dos movimentos básicos do corpo em adequação ao trabalho das valências físicas: força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e velocidade.

A aula consta de:
- Trabalho corporal geral
- Seqüências articuladas( andadas , saltos, diagonais , etc)
- Diversos estilos de dança: jazz, dança moderna, hip hop,clássico e outros, além da dança contemporânea( principal) que é base da diversificação
-Diferentes ritmos musicais

A dança livre proporciona uma atividade diferenciada das demais atividades. A muita diversificação de movimento, pois utilizamos diferentes estilos e ritmos, de forma que se possa trabalhar o corpo de várias maneiras. Cada estilo ou ritmo tem um estímulo corporal diferenciado, que agrupadas em uma aula coerente, pode proporcionar um trabalho físico completo.

Um exemplo de uma aula poderia ser dado, unindo um aquecimento com um ritmo clássico, aquecimentos dos membros inferiores, coluna, quadril e braços. A seguir, uma modalidade como a dança moderna , em que, de forma mais contida, poderia ser enfatizada a força dos membros inferiores, equilíbrio e exercícios posturais incluindo flexibilidade e saltos. Dando continuidade à aula, pode-se se introduzir o hip-hop, que exercita coordenação de pernas e braços e a capacidade cardiorrespiratória. Para terminar talvez uma modalidade como dança moderna.

A modalidade é bastante eclética e nós acreditamos que hoje nas igrejas os ministérios têm usado muito, mais nem imaginam que seja esta modalidade. Juntamente com tudo que aprenderão nesta aula, cremos que é importante usar a técnica para o crescimento individual na dança , e fica muito fácil assim de desenvolver um trabalho , pois sabemos que os estilos musicais dentro do louvor são diversos e também ecléticos e hoje me dia e esta modalidade se encaixa perfeitamente para servimos a Deus com mais Excelência .

Quase nunca conseguimos definir o estilo da dança livre, pois a mistura de movimentos é grande e vem sendo muito usada em diferentes espetáculos e competições.
Muito comum usar objetos para enfatizar os movimentos ou sendo apoio aos bailarinos 

A dança livre atinge o trabalho físico através da exploração das infinitas possibilidades de movimentos proporcionando ao indivíduo:

- Trabalho da agilidade e velocidade das partes e do corpo como um todo;
- Trabalho da coordenação em movimentos de diferentes níveis de complexidade e organização;
- Maior conhecimento e percepção do movimento do corpo 
- Trabalho do equilíbrio corporal através da consciência da centralização do eixo longitudinal, 
- Trabalho da força dinâmica e estática, através da exploração de movimentos, utilização de movimentos em dinâmica forte rápida ou lenta, saltos e outros;
- Trabalho da flexibilidade na exploração de diferentes amplitudes e angulações dos movimentos das partes do corpo 
- Vivência corporal diversificada, que proporciona ao indivíduo a preparação corporal e mental para a execução de qualquer movimento.

Sempre digo:

Maldito seja aquele que faz a obra relaxadamento... Jeremias 48:10
Eis-me aqui Senhor, me usa com um instrumento em suas mãos.

Deus abençoe
Vivian Lazzerini